Visita do Vice-ministro no Brasil
Nos dias 19-22 de janeiro receberemos a visita do Vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores da Lituânia Sr. Mantvydas Bekešius, acompanhado pela diretora do departamento dos lituanos no exterior Sra. Gintė B. Damušis. O Vice-ministro enviou os cumprimentos em nome do Ministro das Relações Exteriores da Lituânia e durante a reunião com o diretor do Departamento da Europa Embaixador Oswaldo Biato foram discutidos os assuntos atuais de colaboração comercial e tributação bilateral, intercâmbio dos detentos para cumprimento da pena no país de origem. Também foram discutidos os detalhes da visita oficial do Ministro das Relações Exteriores em 2015. O Vice-ministro também convidou (Quem?) para participar no festival da cultura Latino-americana „In Latino“ que acontece na Lituânia todo ano e em 2015 o Brasil foi escolhido como país principal.
Durante a reunião com o presidente da APEX Sr. Mauricio Borges Brasil, foi discutida a colaboração bilateral nos setores de tecnologias a agrícola e energia renovável. Também (foram alinhados alguns) detalhes da delegação comercial em 2015.
Em São Paulo foco será a maior comunidade dos lituanos no exterior que se encontra no bairro da Vila Zelina, que foi fundado depois da primeira guerra mundial. A delegação terá o encontro com a comunidade para discutir a situação atual e preservação da história. Também a situação será discutida com a Prefeitura de São Paulo, durante a audiência da Subprefeita Sra. Nadia Campeão. Durante a reunião com o Secretário Dr. Aloísio de Toledo César , na Secretária de Justiça do Governo do Estado de São Paulo, será discutida a situação dos detentos lituanos e a colaboração comercial. Já com os Cônsules Honorários da Lituânia no Brasil, serão discutidas novas ideias para maior intercâmbio cultural e comercial entre os países.
O Vice-ministro também encontro com equipe de futebol "Žalgiris", que está participando na série dos jogos amistosos no Brasil.
Mais informações sobre a visita podem ser encontradas aqui.
Foto: Vice-ministro M. Bekešius com chefe do departamento da divisisão da Europa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil O. Biato; encontro com equipe de futebol "Žalgiris".