Vice-ministro das Relações Exteriores: queremos desenvolver as relações comerciais com o Brasil
Vice-ministro das Relações Exteriores Mantvydas Bekešius durante os dias 19-24 de janeiro está em Brasil.
Durante as reuniões com os colegas na capital o maior foco era as relações bilaterais entre Lituânia e Brasil. Durante o encontro com o Subsecretário-Geral Político I (SGAP-1), Embaixador Fernando Simas Magalhães, foram discutidas as perspectivas de colaboração bilateral comercial e na política, também como os problemas atuais da imigração.
Durante a reunião foi parabenizado o Consulado Geral da Rep. da Lituânia em São Paulo por suas atividades. Também mencionadas as oportunidades das relações interparlamentares e consultas políticas, e a indispensabilidade de assinar os contratos bilaterais jurídicos e comerciais, que neste momento estão sendo negociados.
„Brasil – é o maior aliado da Lituânia em América Latina, mas certamente que temos ainda o espaço para desenvolver as relações comerciais vantajosas para ambos os lados“, - disse M. Bekešius.
Vice-ministro compartilhou a boa notícia, que no ano passado as empresas lituanas de pescados foram habilitadas a exportar suas produções ao Brasil.
„Esperamos de receber o audito técnico do MAPA assim que possível, para que as nossas empresas recebem a aprovação de exportar os produtos lacticínios ao Brasil. Dezenas das empresas lituanas estão esperando a habilitação“, - mencionou M. Bekešius.
Durante o encontro com a Secretária das Relações Internacionais do MAPA, Tatiana Palermo, foi entregue o contive oficial para a maior feira de alimentos „Agrobalt“, organizada em Lituânia. Também foram apresentadas as conquistas do setor de alimentos da Lituânia.
M. Bekešius garantiu que a instituição sanitária responsável da Lituânia apresentou para as instituições competentes do Brasil as informações detalhadas sobre as empresas de laticínios da Lituânia.
„O mercado de 200 milhões pessoas é interessante para o comercio, por isso mesmo esperamos não somente a chegada dos técnicos, mas também a visita da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Lituânia“, - afirmou o Vice-ministro.
Na programação da visita foi dado grande atenção para a ciência e tecnologias. O Chefe do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Prof. Carlos Augusto de Azevedo apresentou grande interesse em infraestrutura em setor tecnológico desenvolvida pela Lituânia e a possibilidade da visita em 2016.
Durante o encontro foi apresentado o programa de intercâmbio de estudantes do ensino superior „Ciência sem fronteiras“. Os representantes comentaram que a primeira etapa foi muito sucedida e seria útil para ambos os lados de receber os parceiros e estudantes da Lituânia.
As relações bilaterais entre Lituânia e Brasil nos setores de tecnologia, inovação e cultura foram discutidas durante o encontro com Vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França e o presidente da FAPESP Prof. José Goldemberg no dia 21 de janeiro. M. Bekešius apresentou o Forum „Life Sciences Baltics” que acontecerá este ano em Lituânia, onde participarão os especialistas dos setores de biotecnologias, farmacêutico e medicina de todo o mundo. Este evento pode servir como uma base para estabelecer fortemente a colaboração e troca de ideias com Brasil.
Depois o Vice-ministro participará na abertura do Congresso dos Jovens Lituanos de América Latina e Canada.
No dia 22 de janeiro terá a visita dos detentos lituanos na penitenciária dos estrangeiros, onde o Vice-ministro conversará com os presos sobre os problemas, as condições e encontrará com a diretoria da unidade.
Durantes os dias restantes da visita em Brasil o Vice-ministro participará na programação do Congresso dos Jovens Lituanos de América Latina e Canada.