Os lituanos no Brasil se encontraram para a tarde natalina
No dia 29 de novembro, no primeiro domingo de Advento, a comunidade lituana de São Paulo junto com o Consulado Geral da Rep. da Lituânia organizou a Festa de Natal - o encontro tradicional dos lituanos no Brasil na espera de Natal.
O dia começou com a decoração de árvore com enfeites tradicionais lituanos – de palha (šiaudinukai), coroas, flocos de neve recortados de papel e anjos. A árvore ficará até o Dia dos Reis na entrada da Igreja de São José, em Vila Zelina.
Na igreja de São José na Missa Solene foi acendida a primeira vela do Advento. Depois a comunidade se juntou para o almoço festivo, durante o qual todos poderiam degustar os tradicionais lituanos sem carne, conhecer melhor as tradições, simpátias e jogos de Natal. As crianças poderiam aprender de fazer os flocos de neve recortados de papel, enfeitar a árvore e receber o Papai Noel.
Durante a tarde teve as campanhas de solidariedade, onde as pessoas poderiam ajudar em arrecadação de cestas básicas para as famílias carentes de Paroquia de São José ou junto com o Consulado Geral da Rep. da Lituânia contribuir em arrecadaçãp de livros, sabonetee chocolate para os lituanos detentos no Brasil.
A tarde se terminou com participação da comunidade no projeto "Aš didžiuojuosi". A comunidade se juntou, segurando a bandeira de Vytis (brasão), gritaram - "Mes didžiuojamės Lietuva!" (temos orgulho da Lituânia).
Esperamos que todos, junto com o anjinho, levaram a alma natalina lituana, que poderá acompanhar a véspera de Natal.