*alt_site_homepage_image*
pt
lt

Notícias

RSS

No bairro lituano de Vila Zelina, em São Paulo, foi comemorado o Caminho do Báltico

Neste último domingo de agosto, a comunidade lituana do Brasil reuniu-se na praça da República Lituana, para comemorar o aniversário do Caminho do Báltico – movimento, que há 28 anos uniu a mais de 2 milhões de pessoas que de mãos dadas formaram uma corrente humana de 600 km de comprimento unindo assim as três capitais: Vilnius, Riga e Tallinn.

Laura Tupe, a Cônsul-Geral da República da Lituânia, felicitou os lituanos e amigos presentes no evento, bem como as pessoas que organizaram manifestações pacíficas pela liberdade da Lituânia em São Paulo no dia 23 de agosto de 1989 unindo-se assim ao Caminho Báltico. 

Formamos uma corrente humana ao redor do Monumento da Liberdade na Vila Zelina, entoamos canções nas quais se aprecia a liberdade, relembramos o preço que os lituanos tiveram que pagar por ela e expressamos a nossa enorme gratidão por aqueles que lutaram pela liberdade do nosso povo.

O Caminho do Báltico é celebrado em São Paulo anualmente. Neste evento costumam participar representantes das comunidades da Letônia e Estônia. O evento foi enriquecido por uma feira de artesanato lituano, onde, além de trabalhos manuais, a gastronomia lituana também estava presente e muitos puderam degustá-la.