*alt_site_homepage_image*
pt
lt

Notícias

RSS

A cônsul geral da República da Lituânia se encontrou com representantes da prefeitura de São Paulo: discutidos projetos de cooperação

No dia 5 de maio, a cônsul geral da República da Lituânia, Audra Čiapienė, e a presidente da comunidade lituana no Brasil, Natalia Baria, se encontraram na prefeitura de São Paulo com a secretária municipal de relações internacionais, Angela Gandra, e o secretário de mudanças climáticas, José Renato Nalini.

A. Čiapienė apresentou o próximo festival lituano LABAS, convidou os secretários para o concerto em comemoração ao 150º aniversário de M. K. Čiurlionis, que será realizado em 12 de outubro de 2025, no Teatro São Pedro, e também convidou para celebrar conjuntamente os aniversários de São Paulo e Vilnius, que são comemorados no mesmo dia – 25 de janeiro.

A cônsul geral informou que em 2026 será comemorado o centenário da imigração lituana para o Brasil - por essa ocasião, é importante renovar a Praça da República da Lituânia no bairro Vila Zelina, em São Paulo. Natalia Baria apresentou aos secretários o projeto dessa praça e sua importância histórica para a comunidade lituana no Brasil.

Por sua vez, a secretária A. Gandra convidou para participar dos eventos da prefeitura relacionados à COP30, e o secretário J. R. Nalini incentivou o consulado geral da Lituânia a se envolver na iniciativa de arborização de São Paulo - plantio de árvores.